Apoie o DCM

Previsão do tempo: Ciclone se aproxima e SP e Rio devem ter temporais na quarta

Nuvens com potencial de chuva se formam sobre a cidade de São Paulo. Foto: Edilson Dantas

A formação de um ciclone extratropical próximo à costa deve provocar chuva intensa e temporais nesta quarta-feira no Sudeste, sobretudo no Rio de Janeiro, em São Paulo e em áreas de Minas Gerais. O sistema se organiza entre a tarde e a noite e reforça instabilidades já presentes desde o início da semana.

No Rio, o alerta começa na madrugada, com previsão de acumulados elevados em pouco tempo, especialmente na metade sul do estado. A aproximação do núcleo do ciclone pelo oceano aumenta a persistência das áreas de chuva. Segundo meteorologistas, “ele se forma próximo à costa durante a tarde e, depois do pico de instabilidade da madrugada, já começa um deslocamento mais rápido para o oceano”.

Em São Paulo, a intensificação das nuvens ocorre entre o fim da tarde e o início da noite, com risco de rajadas de vento e chuva forte na Grande São Paulo e no interior. Em Minas Gerais, o maior risco se concentra no Triângulo, na Zona da Mata e no Vale do Rio Doce, onde calor e umidade elevam os volumes previstos. No Espírito Santo, o ciclone em alto-mar estimula pancadas mais intensas à tarde.

Regiões como Nordeste, Norte e Centro-Sul também terão instabilidades, mas de menor impacto. A Bahia pode registrar chuva forte por causa de um cavado atmosférico, enquanto Amazonas e Tocantins seguem com temporais típicos da estação. Já o Sul deve manter tempo firme devido à massa de ar seco.