Apoie o DCM

Primeira reitora negra de um centro de ensino superior estadual toma posse no Rio

Foto: Governo do Estado do Rio de Janeiro

Do Sulacap News:

Simbolismo e representatividade marcaram a cerimônia de posse da nova reitoria da Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo), nesta quinta-feira (25), no Palácio Guanabara. Os professores Luanda Silva de Moraes e Dario Nepomuceno da Silva Neto foram empossados pelo governador em exercício Cláudio Castro para os cargos de reitora e vice-reitor, respectivamente, para o quadriênio 2021-2025. Com 16 anos de existência, a Uezo é um dos principais polos de ensino da Zona Oeste da capital do estado e, pela primeira vez, uma instituição de ensino superior do Rio de Janeiro tem como reitora uma mulher negra.

Luanda, de 43 anos, é a terceira reitora eleita da Uezo, onde ingressou em 2009 como professora temporária. Três anos depois, foi integrada ao quadro permanente, através de concurso público, como professora adjunta. Graduada em Engenharia Química pela Universidade Rural do Rio de Janeiro, a nova reitora é mestra e doutora em Ciências e Ciência e Tecnologia de Polímeros pelo Instituto de Macromoléculas da UFRJ, realizou “doutorado sanduíche” (um período no Brasil e outro fora) no Instituto per lo Studio delle Macromolecole (ISMAC), do Consiglio Nazionale delle Richerche de Milão (CNR), e, ainda, realizou pós-doutoramento na Uerj.

“As universidades públicas têm a missão de formar pessoas capacitadas para alavancar o desenvolvimento de todo o país. Além disso, elas têm uma responsabilidade única de produzir conhecimento para fazer com que eles tragam benefício social, intelectual e econômico para a sociedade” – afirmou a professora Luana.

(…)