Primeiro ciclone de 2026 deve atingir o Brasil com ventos de até 100 km/h

O primeiro ciclone extratropical de 2026 deve atingir o Brasil nos próximos dias, com previsão de chuvas intensas, rajadas de vento e queda de temperatura no centro-sul do país. Segundo a Climatempo, o sistema se origina a partir de uma área de baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e o norte da Argentina, que se intensifica nesta quinta-feira (8) e sexta-feira (9).
A formação do ciclone está prevista para sábado (10), com deslocamento em direção ao leste no domingo (11), podendo passar pelo extremo sul do Rio Grande do Sul antes de avançar para o oceano na segunda-feira (12). A Defesa Civil gaúcha emitiu alerta para a região central e oeste do estado, onde o acumulado de chuva pode chegar a 100 milímetros em até seis horas, com ventos entre 80 km/h e 100 km/h.
O sistema também provoca a formação de uma frente fria, que deve ampliar as condições de instabilidade em estados como Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Nessas áreas, a previsão indica temporais isolados ao longo do fim de semana, com risco de descargas elétricas e fortes rajadas de vento, especialmente entre a tarde de sábado e o domingo.
