Primo de Alckmin é indicado para defender Robinho no caso de estupro

Robinho indicou nesta sexta-feira (10) o jurista José Eduardo Alckmin para defendê-lo. O ex-jogador foi condenado na Itália a 9 anos de prisão por estupro. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) avalia o pedido do governo italiano para que ele cumpra a pena no Brasil.
José Eduardo é primo do atual vice-presidente da República Geraldo Alckmin. Ele nasceu em São Paulo, mas foi jovem para Brasília. Na capital, cursou Direito na Universidade de Brasília (UnB) e em 2014 recebeu o título de Cidadão Honorário de Brasília em uma cerimônia realizada na Câmara Legislativa do Distrito Federal.
Em sua carreira, o jurista chegou a ocupar diversos cargos públicos. Ele foi membro do Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) e ministro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em outubro do ano passado, o escritório de José Eduardo, que tem junto com seu irmão José Augusto Rangel de Alckmin, foi contratado pelo PSDB durante a eleição. Apesar disso, o jurista atuou na campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de seu primo.
José Eduardo também já atuou como advogado de Aécio Neves, quando o político era presidente do PSDB.