Apoie o DCM

Prisão de banqueiro faz app do Fundo Garantidor de Crédito desbancar ChatGPT

Aplicativo do FGC na AppStore (à esquerda) e na PlayStore (à direita) — Foto: Reprodução

O aplicativo do Fundo Garantidor de Crédito se tornou o mais baixado do Brasil nesta terça-feira (18) após a liquidação extrajudicial do Banco Master determinada pelo Banco Central. A movimentação ocorreu no mesmo dia da operação da Polícia Federal contra o fundador do banco, Daniel Vorcaro, ampliando a busca de investidores por informações sobre ressarcimento.

Segundo dados do Sensor Tower, o app registrou uma arrancada súbita e ultrapassou serviços como ChatGPT, Gemini, AliExpress, Mercado Livre e Gov.br. Até ontem, o FGC sequer aparecia nos primeiros lugares da lista brasileira e acumulava menos de 5 mil downloads globais no mês passado.

O aumento se deve ao fato de que clientes com produtos cobertos pelo FGC, como CDBs e LCIs, precisam acessar o app para atualizar o cadastro e, assim, entrar na fila de pagamento. O limite de cobertura é de R$ 250 mil por CPF ou CNPJ, e o processo costuma levar cerca de 30 dias, podendo ser concluído em até 48 horas úteis após a assinatura do termo no aplicativo.

O FGC é uma entidade privada sem fins lucrativos, mantida pelas instituições financeiras, e opera sob normas do Banco Central, mas não é um órgão do governo.