Apoie o DCM

Prisão de Daniel Silveira ‘só cria precedente para débil mental’, diz deputado do partido de Lira

Do Estadão

Daniel Silveira

O Progressistas, antigo PP, deve votar “quase todo” pela manutenção da prisão do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), segundo congressistas ouvidos pela reportagem do Estadão. A sigla tem a terceira maior bancada da Câmara, com 42 deputados, e é o partido do presidente da Casa, Arthur Lira (AL).

Nas contas do deputado Eduardo da Fonte (Progressistas-PE), “por volta de 90%” da bancada deve votar para manter Silveira preso. De acordo com ele, a avaliação na bancada é a de que o deputado do PSL do Rio de Janeiro extrapolou os limites da liberdade de expressão e a imunidade material dos parlamentares. A maioria dos deputados do Progressistas também não estaria preocupada com a possibilidade de a decisão de hoje abrir um precedente para casos parecidos no futuro – pois é improvável que outro congressista volte a fazer um ataque tão virulento como o de Silveira.

“Ouvi um deputado muito experiente do partido dizendo o seguinte: ‘Eu não me preocupo com esse precedente, porque esse é um precedente de débil mental'”, disse da Fonte, ressaltando que ele próprio não estava fazendo juízo de valor sobre o caso.

A Câmara tem sessão marcada para às 17h de hoje para decidir o assunto. Daniel Silveira foi preso na noite de terça-feira, 16, por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, depois de publicar um vídeo nas redes sociais com ameaças e xingamentos aos ministros da Corte. (…)