Privatizações seguem passando: Equatorial Energia compra estatal do RS

Do UOL:
A Equatorial Energia venceu nesta quarta-feira o leilão de privatização da distribuidora de eletricidade CEEE-D, controlada pelo governo do Rio Grande do Sul, ao apresentar a única oferta pela companhia em pregão na bolsa B3. O resultado surpreendeu, uma vez que analistas até esperavam participação da Equatorial, mas viam a CPFL Energia como a grande favorita e projetavam alguma disputa na licitação, como ocorreu em dezembro na venda da CEB-D, de Brasília, que atraiu três empresas e teve rodadas de lances em viva-voz.
A Equatorial ofereceu 100 mil reais pelos 65,9% do capital social da CEEE-D colocados à venda no certame desta quarta-feira, o dobro dos 50 mil estabelecidos como preço mínimo para uma empresa com dívida tributária junto ao Estado superior a 3 bilhões de reais. A companhia, que tem gestoras como Squadra, Opportunity, BlackRock e Verde como acionistas, além da canadense CPPIB, de fundos de pensão, controla distribuidoras de energia no Maranhão, Pará, Alagoas e Piauí e agora estreará na região Sul.
O diretor de Regulação e Novos Negócios da Equatorial, Tinn Amado, disse a jornalistas após a licitação que a nova aquisição proporcionará “diversificação do risco” para o grupo. “A gente atua em regiões do Norte, Nordeste, e a região Sul tem uma percepção de risco diferente, a parte de arrecadação é muito mais simples que a gente verifica em nossas concessões.”
(…)