Processo contra Cunha é adiado pela quarta vez no Conselho de Ética
O presidente do Conselho de Ética da Câmara, José Carlos Araújo (PSD-BA), determinou o adiamento, pela quarta vez, da votação do parecer preliminar elaborado pelo deputado Fausto Pinato (PRB-SP) pela continuidade da representação do Psol e da Rede contra o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), por quebra de decoro parlamentar. A decisão coincide com a tomada de posição da bancada do PT pelo voto contra o peemedebista, um dia depois de o presidente nacional da legenda, Rui Falcão, ter defendido a consecução do procedimentono colegiado. A nova tentativa de apreciar o parecer será na próxima terça-feira (8), às 14h.
O presidente do Conselho estava diante da restrição regimental que impede deliberações de qualquer comissão da Câmara depois iniciada ordem do dia no Congresso, que voltou a se reunir nesta quarta-feira (2) para votar o projeto de meta fiscal do governo. Assim, Araújo tentou marcar uma nova sessão para amanhã (3), mas alguns parlamentares alegaram compromissos em outras comissões e em suas bases estaduais, e a votação ficou mesmo para a próxima terça-feira.
Amanhã (quinta, 3), parlamentares do colegiado voltam a se reunir para tentar votar outras representações – contra deputados Alberto Fraga (DEM-DF) e Chico Alencar (PSOL-RJ), vistas como procedimentos de retaliação de aliados de Cunha para tumultuar e sobrecarregar os trabalhos do colegiado. “Amanhã (quinta) será discutida a retaliação contra Chico, mas a representação contra Cunha ficou apenas para terça-feira que vem (?!!)”, escreveu a assessoria de Chico Alencar em seu perfil no Twitter.