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Procon multa iFood em R$ 2,5 milhões depois de queixas sobre cobranças

Entregador de Ifood / Crédito: Divulgação

Do UOL.

O Procon-SP anunciou que aplicou uma multa de R$ 2,5 milhões ao iFood, empresa de delivery de comidas e produtos de supermercado.

De acordo com o órgão estadual, houve “má prestação de serviços, cláusulas abusivas e outras infrações ao Código de Defesa do Consumidor” por parte da companhia.

A punição ocorre semanas depois de consumidores registrarem queixas sobre cobranças excessivas. Há relatos de que alguns entregadores vinculados ao aplicativo alteram o valor dos pagamentos quando encontram o consumidor, caracterizando o famoso “golpe da maquininha”.

“A empresa responde pelos atos de seus prepostos, não importa que os entregadores não sejam seus funcionários; ela deve se responsabilizar pelos seus representantes”, disse Fernando Capez, secretário de defesa do consumidor de São Paulo e diretor executivo do Procon, ao site do órgão.

Além disto, o Procon afirmou que o iFood disponibiliza aos restaurantes parceiros um limite mínimo de compra, ação que prejudica o consumidor e infringe a lei.

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