Procon notifica Einstein por erro em teste de covid que beneficiou o Corinthians

Da Folha:
O Procon-SP vai notificar o Hospital Albert Einstein pedindo explicações sobre o erro nos resultados de 26 testes para detectar coronavírus aplicados em jogadores e estafe do Red Bull Bragantino antes do jogo contra o Corinthians pelas quartas de final do Paulista. Os exames, que deram falso positivo, foram corrigidos a tempo da partida, mas os atletas ficaram prejudicados porque não puderam treinar. Segundo o Einstein, o responsável pelo problema foi, provavelmente, o reagente importado.
Procurados pela coluna, o Einstein e a Anvisa não revelam o nome do fabricante do reagente que provocou o resultado contrário nos testes, detectando Covid-19 em pacientes sadios.
“A fabricante, uma empresa internacional, foi imediatamente notificada sobre a ocorrência e os lotes com desempenho atípico foram retirados da rotina de exames do laboratório do hospital. O Einstein reprocessou todos os lotes de exames realizados com estes primers reagentes com os defeito[ reagentes], identificou divergências adicionais e comunicou o resultado
“A fabricante, uma empresa internacional, foi imediatamente notificada sobre a ocorrência e os lotes com desempenho atípico foram retirados da rotina de exames do laboratório do hospital. O Einstein reprocessou todos os lotes de exames realizados com estes primers [os reagentes com defeito], identificou divergências adicionais e comunicou o resultado aos pacientes”, diz o hospital em nota.
(…)