Apoie o DCM

Procurador bolsonarista quer obrigar o SUS a oferecer cloroquina, mesmo sabendo que a droga é um engodo

Do Valor:

Bolsonaro e a cloroquina

O Ministério Público Federal (MPF) entrou com um recurso judicial pedindo que a União seja obrigada a disponibilizar tratamento ambulatorial precoce a pacientes de covid-19, o que inclui a cloroquina e a hidroxicloroquina – dois medicamentos contraindicados pela comunidade científica para o tratamento da doença.

De autoria do procurador da República Ailton Benedito, popular entre bolsonaristas nas redes sociais, o agravo foi protocolado junto ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), com sede em Brasília, contra uma decisão da Justiça Federal de Goiânia que negou o pedido no mês passado.

Na ação, Benedito diz que a União, o Estado de Goiás e o município de Goiânia devem acatar a orientação expedida pelo Ministério da Saúde, disponibilizando os remédios para que os médicos possam prescrevê-los a quem estiver com a doença na fase inicial, a partir de uma análise caso a caso.

De acordo com o procurador, o uso da cloroquina deve fazer parte da estratégia sanitária do poder público para evitar novas mortes no Brasil, que contabiliza mais de 94 mil vítimas fatais desde o início da pandemia.

(…)

x.x.x

PS: O Procurador Ailton Benedito é conhecido nas redes por chamar opositores de “esquerdopatas” e ser bolsonarista.