Apoie o DCM

Procurador da Lava Jato diz que Bolsonaro cometeu crime de responsabilidade mais grave que o de Dilma

Carlos Lima, da Lava Jato, em palestra na AMCHAM. Foto: Pedro Zambarda/DCM

De Thiago Herdy no Globo.

(…)

Pelo que Moro relatou, o presidente cometeu crime?

Crime de responsabilidade, não tenho dúvida. Muito mais grave do que os da Dilma. Mas o crime de responsabilidade é um conceito muito fluido, e de natureza política. O fato de querer tomar conhecimento, de forma irregular, de informações sigilosas de inquéritos que tramitam em outro poder, para tomar atitudes em relação a beneficiar seus filhos, me parece um crime de responsabilidade claro.

Moro terá que provar essas declarações?

Não foi apresentado motivo para a saída de Valeixo. Temos a palavra de uma pessoa de uma reputação como o Moro, mais uma série de indicativos, isso me parece suficiente para deixar claro a qualquer pessoa de bem o que aconteceu.

Vê ambiente para a abertura do impeachment?

(Rodrigo) Maia (presidente da Câmara dos Deputados) não me parece ter vontade de jogar confete para Moro. Tenho a impressão de que vá acontecer uma acomodação anti-Lava-Jato. De repente eles consigam enquadrar Bolsonaro. Sem uma parte significativa da população que o apoiava, só lhe resta mesmo se submeter ao centrão, algo que ele já começa a fazer. Parecia estar recebendo com mais facilidade investigados da Lava-Jato e do mensalão que o próprio Moro, surpreendido pela mudança na PF.

O senhor se surpreendeu com decisão de Moro?

Me surpreendi que ele não tenha saído antes. Creio que ele se sentiu sendo manietado nesse ano e pouco que ficou lá, mas ainda tentava fazer alguma coisa boa. Chegou um momento em que não havia mais ambiente para isso.

(…)