Procuradoria-Geral de SP será comandada por mulher negra pela primeira vez

Inês dos Santos Coimbra, anunciada pelo governador do estado, Rodrigo Garcia (PSDB), será a primeira pessoa negra a comandar a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) do estado de São Paulo em quase 75 anos de existência do órgão.
Inês é procuradora estadual de carreira há 18 anos, e nos últimos quatro chefiou a assessoria jurídica da PGE. Sua carreira é pautada principalmente pela atuação em temas como a regularização fundiária e imobiliária, além da habitação população, concessões e PPPs (Parcerias Público-Privadas).
Procuradora disse que indicação ao cargo foi uma conquista coletiva
Em declaração à coluna da jornalista Mônica Bergamo, Inês dos Santos afirmou que “Essa não é uma conquista pessoal apenas. É uma conquista importante para um grupo maior, que transcende muito a minha vida. Um grupo que foi, por muito tempo, inviabilizado —especialmente as mulheres negras. Ascender a essa posição me traz essa alegria a mais”.
“Em qualquer lugar que a gente esteja, também é um movimento de representatividade”, concluiu.
Aos 44 anos, ela é mestre em direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e professora do curso de especialização em direito administrativo da instituição.
“Não somos só uma carreira de Estado, mas uma carreira que faz a representação judicial do Estado e seu assessoramento jurídico. Estamos em muitas frentes e em muitas secretarias. Temos muitos dados que podemos utilizar para a formulação de políticas públicas”, afirmou à coluna.