Procuradoria mira Igreja Adventista Remanescente por ‘escravizar’ centenas de fiéis para vender pão e livros

Blog de Fausto Macedo no Estado de S.Paulo informa que uma força-tarefa integrada pelo Ministério Público Federal em Brasília deflagrou nesta quinta, 7, uma operação na Igreja Adventista Remanescente de Laodiceia por suspeita de suposta submissão de centenas de fiéis a condições análogas às de escravo. O grupo de investigadores também é integrado por auditores fiscais do trabalho, Ministério Público do Trabalho, Polícia Civil do Distrito Federal, o conselho tutelar do Gama e a Subsecretaria de políticas para crianças e adolescentes da Secretaria de Justiça e Cidadania do DF.

De acordo com a publicação, para a deflagração, a operação conta com o apoio da DOA – Divisão de operações Aérea e DOE- Divisão de Operações Especiais da Polícia Civil. Segundo a Procuradoria da República no Distrito Federal, as ‘investigações que vêm sendo conduzidas pela 20ª Delegacia da Polícia Civil apontam que a líder da seita religiosa, Ana Vindoura Dias Luz, e alguns dos seus obreiros vêm, reiteradamente, cometendo atos em relação aos seus fiéis que podem se enquadrar na prática de trabalho escravo. Contabiliza-se que o total de vítimas alcance 200 a 300 pessoas’.

A pedido do Ministério Público Federal no Distrito Federal, o juiz federal Ricardo Leite expediu mandados de busca e apreensão em favor de agentes policiais que vêm conduzindo investigações sobre o caso. No pedido enviado à Justiça, o Ministério Público Federal explica que ‘denúncias noticiando a prática de possíveis crimes na comunidade religiosa começaram a ser entregues a órgãos públicos ainda em 2016’. “As investigações, no entanto, não avançavam por falta de provas, dado o temor das vítimas diante de represálias que Ana Vindoura poderia submetê-las. O caso tomou novos rumos quando, ao final de 2018, uma moradora da comunidade conseguiu ser libertada pela Polícia Civil do DF”, completa o Estadão.

Locais onde dormiam trabalhadores incluem ônibus. Foto: MPF

Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: pedrozambarda@gmail.com

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Pedro Zambarda de Araujo

Recent Posts

Foragido desde 2021, Allan dos Santos se reúne com comitiva bolsonarista nos EUA

Foragido da Justiça do Brasil desde 2021, o blogueiro bolsonarista Allan dos Santos se encontrou…

18 minutos ago

VÍDEO – Seif pede desculpas por ir ao show de Madonna e “decepcionar” eleitores

O senador bolsonarista Jorge Seif (PL-SC) fez um discurso na Casa Legislativa nesta terça (7)…

56 minutos ago

Bolsonarista aciona MP contra show de Madonna no Rio: “Imoralidade”

A ex-deputada estadual Alana Passos (PTB-RJ) protocolou uma ação no Ministério Público do Rio de…

60 minutos ago

Porto Alegre: Secretário de Desenvolvimento Social sai de férias em meio ao caos

O secretário do Desenvolvimento Social de Porto Alegre (RS), Léo Voigt, viajou nesta terça (7)…

1 hora ago

Claudia Raia encerra vínculo com Globo após 40 anos: “Não lamento”

A atriz Claudia Raia compartilhou sua visão sobre o fim de seu contrato com a…

3 horas ago

Homem morre em acidente com helicóptero em tenda na Agrishow

Um trabalhador terceirizado da Agrishow, em Ribeirão Preto, morreu nesta segunda-feira (6) após um acidente…

4 horas ago