Produção de veículos diminui 20,8% e expectativa é de mais queda
Do G1

A produção de veículo no Brasil teve queda de 20,8% em fevereiro, informou a associação das montadoras, a Anfavea, nesta sexta-feira (6). E o surto de coronavírus, que tem interferido no ritmo de importações de peças da China, principal fornecedor, traz o risco de que a produção em algumas fábricas tenha de ser interrompida ou reduzida.
“Todas as montadoras estão monitorando. Tem risco de parada na produção (de algumas empresas) no fim de março, em abril? Sim”, disse o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes. “Existe o risco, mas estamos administrando esse risco.”
Moraes afirmou que, além da fabricação de autopeças na China, país onde se originou o surto do novo coronavírus, pode haver problemas com o embarque desses itens nos portos. Segundo ele, as montadoras estudam alternativas como o transporte aéreo das peças importadas. O país asiático é o maior fornecedor do Brasil.
Mas o problema seria pontual, na visão do executivo. “Supondo que alguma montadora possa parar, a gente recupera no mês seguinte. A gente consegue reajustar, diferente do setor de serviço que, se perdeu uma viagem, não tem como. Podemos produzir mais no outro mês, (na outra) semana”, afirmou Moraes. (…)