Professor da USP é preso nos EUA após disparos perto de sinagoga

O advogado Carlos Portugal Gouvêa, professor da Faculdade de Direito da USP e pesquisador visitante na Universidade Harvard, foi detido na quarta-feira (1) em Brookline, no estado de Massachusetts (EUA), após disparar uma arma de chumbinho próximo à sinagoga Beth Zion.
Funcionários do templo chamaram a polícia ao perceber a movimentação, temendo se tratar de um ato hostil. As informações foram divulgadas pelo site Brookline.news e confirmadas pelo UOL. De acordo com a polícia local, Gouvêa afirmou que não tinha a intenção de atingir a sinagoga.
Ele explicou que estava tentando eliminar ratos em uma área próxima à sua residência, que fica ao lado do templo. Após ser levado à delegacia para prestar depoimento, o professor foi liberado, mas deverá responder a processo. Até o momento, nem ele nem sua assessoria se pronunciaram publicamente sobre o caso.
Carlos Portugal Gouvêa leciona na USP desde 2011, é livre-docente em Direito Comercial e ministra disciplinas de Direito Empresarial, Contratos e Governança Corporativa. Doutor pela Universidade Harvard e ex-pesquisador visitante em Yale, ele também preside o Instituto IDGlobal, voltado a temas socioambientais e de governança.