Apoie o DCM

Professor de Rio Preto está entre os finalistas do “Nobel da Educação” em Dubai

Do Diário da Região de São José do Rio Preto.

O educador Diego Mahfouz Faria Lima, diretor da escola municipal Darcy Ribeiro, no bairro Santo Antônio, em Rio Preto, está entre os 10 finalistas do Global Teacher Prize, premiação internacional considerada o Nobel da Educação. O vencedor receberá um prêmio de 1 milhão de dólares.

Os nomes foram anunciados na manhã desta quarta-feira,  no site da Varkey Foundation, responsável pelo prêmio. Os finalistas já estão com vaga garantida para a cerimônia de premiação, que será em março de 2018, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Diego já estava em uma pré-seleção de 50 educadores que foi anunciada em dezembro.

Todos os professores do “top 10” receberão em suas respectivas escolas equipes da Varkey e da BBC, de Londres, para gravação de uma espécie de documentário, que servirá para mostrar os projetos desenvolvidos pelos educadores.

(…)

Não é a primeira vez que Diego recebe reconhecimento internacional. Em 2016, o educador foi indicado a esse mesmo prêmio. Além disso, em 2015 o professor recebeu o prêmio “Educador Nota 10”, oferecido pela Fundação Victor Civita. No mesmo ano, ele foi eleito o “Educador do Ano” pela Academia Brasileira de Educação, a maior premiação nacional da categoria.

No prêmio “Educador Nota 10”, Diego foi reconhecido por um projeto batizado de “(In)disciplina: regras claras sempre”, desenvolvido em 2014. O objetivo era reduzir a violência na escola. Ainda em 2014, o diretor conseguiu reduzir para dois o número da evasão escolar, que no ano anterior chegou a 202 alunos só naquela unidade de ensino.

(…)

Mesmo com o reconhecimento em premiações nacionais, Diego foi afastado do cargo de diretor da escola Darcy Ribeiro em março de 2017. Na época, a Secretaria de Educação, que era então comandada pela ex-secretária Beth Somera, afirmou que o professor não passou em concurso que prestou para diretor, motivo pelo qual foi reconduzido ao cargo original, de professor da educação básica (PEB II) na Escola Daisy Rollemberg Trefiglio. A reprovação no concurso, que se deu no teste psicotécnico, é questionada por Diego na Justiça.

Em julho de 2017, Diego voltou a ocupar a cadeira de diretor da escola no bairro Santo Antônio. Na ocasião, a Secretaria de Educação, chefiada por Israel Cestari, que assumiu a pasta antes da contratação da atual secretária Sueli Costa, entendeu que o educador deveria voltar para os projetos que desenvolvia na Darcy Ribeiro.

Educador Diego Mahfouz Faria Lima vai participar de cerimônia em Dubai, em março de 2018. Foto: Guilherme Baffi /Arquivo