Professor do Insper desconstrói nota do Governo sobre a Pfizer

Thomas Victor Conti é doutor em economia, cientista de dados, professor do Insper e do mestrado profissional do Instituto de Direito Público e publicou em seu twitter uma sequência que desconstrói ponto a ponto a nota oficial do governo sobre as tratativas com a Pfizer:
Governo Federal @govbr emitiu uma nota oficial “explicando” por que não fizeram acordo com a Pfizer. Segue ponto a ponto as mentiras, erros lógicos, falta de bom senso, omissões e crimes dessa grande FARSA dessa nota. Segue o fio?
Logo de início somos brindados com uma hipocrisia sem igual. Governo alega que chegariam poucas doses com acordo da Pfizer e isso geraria frustração. Bem, É ÓBVIO que sem acordo teremos AINDA MENOS DOSES. É ridículo acharem que isso é motivo razoável!
gov.br/saude/pt-br/as…
Agora começa a nova das “cláusulas abusivas” que o governo tem reclamado sempre que pressionado. Vamos ver o que eles dizem…

Fundo garantidor e formas internacionais de pagamento e resolução de disputas estão sendo feitas pelo mundo todo. Até União Europeia precisou fundo garantidor e financeiras, imagina Brasil. Normal. Tom nacionalista da nota faz para parecer extraordinário. ec.europa.eu/commission/pre…
Nºs de entrega alegados na nota destoam de notícias anteriores. Mas mesmo assumindo verdadeiros, 500 mil doses em grupos prioritários desde o ano passado e 2 milhões no começo do ano salvariam milhares de brasileiros, zero motivos para quem tem tão pouco como nós recusar.

Responsabilidade civil é complexo. Tenho artigo no Jota e fio no twitter explicando quem interessar. Resumo: é normal, já existe para outras vacinas há 30-40 anos, é recomendação da OMS e não traz prejuízo para cidadão, ele pode ser indenizado por fundo mais rápido e previsível.



Aqui links para discussão da responsabilização de laboratórios produtores de vacina. O governo deveria estar melhor assessorado e saber que são cláusulas padrão, antigas e eficientes no mundo desenvolvido.
No site: thomasvconti.com.br/2021/direito-e…
Fio do twitter:
Aqui talvez a parte mais mentirosa de todas. Governo alega que não fez acordo com a Pfizer-BioNTech porque já tinha acordo com Butantan. Mas ele NÃO tinha acordo com Butantan em junho, nem setembro, nem outubro. Até ontem não ainda não pagou R$1 ao Butantan! Uma FARSA!







Alega que Pfizer quer “destruir o trabalho de imunização” com “imposições de mercado”. Eles querem OFERTAR VACINAS. Ou vc negocia com inteligência ou alternativa é imposições do Covid, que são muito piores para vida E TAMBÉM à economia, que é o que governo só finge que se importa

O Plano Nacional de Imunização (PNI) foi feito com imenso atraso pelo governo. Até DIAS atrás o programa não tinha sequer datas para começar. As negociações com a Pfizer começaram EM JUNHO. Não faz sentido dizer que lá atrás a oferta era incompatível com um plano que nem existia.



CEREJA DO BOLO: Governo Federal elenca entre os motivos para não fazerem acordo com a Pfizer-BioNTech eles não terem se responsabilizado o diluente da vacina. Fui verificar no manual da vacina e O DILUENTE DA VACINA É SORO FISIOLÓGICO COMUM!!!!
fda.gov/media/144413/d…


fda.gov/media/144413/d…



Na mesma toada de não comprar vacina porque não quer fornecer SORO FISIOLÓGICO, governo também coloca como impedimento a REPOSIÇÃO de GELO SECO. Pfizer-BioNTech inventam vacina para vírus novo em 6 meses e vocês não conseguem fazer gelo seco em 12 meses enfia a cara num buraco

E finalizam a nota cínica e mentirosa voltando com papo furado da vacina Pfizer-BioNTech não ter sido aprovada ainda pela Anvisa, quando foi amplamente noticiado que Governo é que colocou impedimentos adicionais para essa aprovação o ano inteiro. Desrespeito total com o cidadão.

Fico preocupado que essa nota além de declarar oficialmente incompetência do governo nos acordos de vacina, também é péssima sinalização para futuras negociações. Quem vai negociar com alguém sem disposição a ser razoável, mas que está disposto a mentir publicamente nessa escala?