Professor universitário é demitido por assédio sexual e estupro em Minas Gerais

A Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais publicou nesta terça-feira (18) a demissão do professor do departamento de História da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Vinicius Cesar Dreger de Araújo, após denúncias feitas por alunas de assédio sexual e estupro. Com informações do blog do Ancelmo Gois.
Em outubro do ano passado, o docente já havia sido afastado por 60 dias pelo então reitor da universidade, o professor Antonio Alvimar, que abriu uma sindicância e encaminhou o caso para a delegacia da mulher do estado.
De acordo com as vítimas, o professor acusado, mesmo sem formação adequada, teria utilizado técnicas de hipnose e BDSM (práticas consensuais envolvendo bondage e disciplina, dominação, submissão e sadomasoquismo). Vinicius Cesar, que passou no concurso de 2014 para a universidade, teria assediado alunas até durante a pandemia.
Na época das denúncias, o então reitor disse que não engavetaria a denúncia. “Não vamos engavetar denúncias. A universidade tem que ser um espaço seguro onde famílias possam confiar os jovens, e não provocar estragos na vida afetiva e pessoal dos alunos. Segundo as denúncias, há estudantes que foram até amarradas nas camas. Todas as vítimas estavam passando por uma fase de depressão, quando foram assediadas”, afirmou Alvimar.