Apoie o DCM

Professora revela como protegeu crianças durante ataque em escola no RS

Fachada da escola Maria Nascimento Giacomazzi, no centro de Estação, no Rio Grande do Sul, em dia ensolarado
Escola Maria Nascimento Giacomazzi, no centro de Estação, no Rio Grande do Sul – Reprodução

Um ataque com facão a uma escola municipal em Estação, no norte do Rio Grande do Sul, deixou uma criança morta e duas feridas na manhã desta terça-feira (8). O agressor, um adolescente de 16 anos, foi apreendido pela Secretaria da Segurança Pública (SSP). O ataque ocorreu por volta das 10h, na Escola Municipal Maria Nascimento Giacomazzi, onde cerca de 150 alunos estavam presentes. Com informações da Folha de S.Paulo.

A vítima fatal foi identificada como Vitor André Kungel Gambirazi, de 9 anos. Outras duas meninas, ambas de 8 anos, ficaram feridas e foram encaminhadas para hospitais da região. Segundo testemunhas, o cenário foi de pânico: professores agiram para proteger os alunos e vizinhos abriram suas casas para acolher as crianças que fugiam da escola.

Uma professora relatou que empurrou a porta da sala ao ouvir gritos no corredor avisando para que ela não abrisse. Já a aposentada Ercinda Dala Corte, que mora em frente ao colégio, contou que abriu o portão de casa para os estudantes. “Foi a forma que encontrei para protegê-los, para não acontecer algo pior”, disse. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.