Projeto que propõe cobrança de mensalidade em universidade pública é engavetado

O deputado federal, Arthur Maia (União Brasil-BA), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), informou nesta terça-feira (31) que não pretende votar a PEC 206, que propõe a cobrança de mensalidade nas universidades públicas para estudantes que possam pagar.
O parlamentar alegou que o assunto só será debatido depois das eleições. O deputado Glauber Braga (PSOL) participou da reunião e relatou que o projeto foi muito criticado pela opinião pública.
“É uma vitória da mobilização. Sentindo o peso da pressão de estudantes em todo Brasil, o presidente da CCJ anunciou que essa PEC absurda não será mais pautada na comissão agora”, disse Braga em entrevista ao UOL.
“Mas temos que seguir vigilantes. Os ataques de Bolsonaro seguem com o anúncio dos cortes na educação pública e só a continuidade da mobilização pode reverter esse cenário”, acrescentou.
O deputado General Peternelli (União Brasil-SP) também esteve presente na reunião e declarou que o projeto é uma iniciativa pessoal dele, tentando se desvincular do governo de Jair Bolsonaro.
Sem a votação na CCJ, a PEC não pode tramitar na Câmara.