Apoie o DCM

Propagandas noticiando as prisões de Mion e Huck irritam internautas

Anúncios falsos mostram fake news sobre prisões de Marcos Mion e Luciano Huck e irritam usuários do X (ex-Twitter). Foto: Reprodução

Anúncios de prisões falsas de personalidades têm irritado usuários do X (ex-Twitter). As propagandas falsas são divulgadas por perfis que promovem a Ethereum, plataforma online que a negociação de aplicação de criptomoedas, e trazem imagens de famosos como os apresentadores Marcos Mion e Luciano Huck.

Algumas das imagens falsas trazem âncoras de telejornais aleatórios apresentando as notícias inventadas. Um dos exemplos mostra William Bonner, apresentador do Jornal Nacional, maior telejornal da TV Globo, ao lado de uma montagem de um homem com o rosto de Huck sendo preso em transmissão da CNN Brasil.

Ao clicar no link da propaganda falsa, o usuário é redirecionado a um site em inglês com dicas de casamento que contém somente um texto em português com o título “Desvendando o Poder da Desinformação: A História da Notícia Falsa Envolvendo a Prisão de Marcos Mion”. A publicação traz um alerta sobre fake news e “a importância do jornalismo responsável, verificação de fatos e alfabetização midiática”.

Usuários da plataforma relatam que já denunciaram os anúncios e bloquearam as páginas, mas os anúncios falsos seguem aparecendo. Veja a repercussão:

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link