Protestos contra o fim do MinC ocupam prédios em nove capitais
Do Globo:
Manifestantes ocupam equipamentos culturais ligados ao antigo Ministério da Cultura (MinC) em, pelo menos, nove capitais brasileiras, segundo o “G1”. Eles protestam contra a extinção da pasta e a criação do Ministério da Educação e Cultura, planejadas pelo governo interino de Michel Temer.
Após negativa de cinco mulheres, Marcelo Calero foi confirmado nesta quarta-feira como o novo secretário de Cultura. Atualmente, ele exerce o cargo na prefeitura do Rio.
Além do Rio, onde o Palácio Capanema foi tomado por ativistas desde segunda-feira, Brasília, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Aracaju, Recife, Fortaleza e Salvador recebem protestos. Em Natal, fica o único edifício já desocupado. O prédio do Iphan, onde os manifestantes se concentravam, foi esvaziado nesta quarta-feira.
Desde o fim de semana, dezenas de artistas reagiram contra a extinção do Ministério da Cultura. Nomes como Caetano Veloso, Anna Muylaert, Milton Hatoum, Carlos Vergara e Domingos Oliveira criticaram as intenções de Temer. O presidente interino voltou atrás e sinalizou a intenção de manter toda a estrutura da Cultura, apenas sem a categoria de ministério. Nesta quarta-feira, o presidente do Senado, Renan Calheiros, propôs a recriação do MinC.