Apoie o DCM

Protestos na França marcam 1 ano dos “coletes amarelos” nas ruas

Coletes amarelos na França. Foto: AFP

Da Deutsche-Welle Brasil.

Manifestantes do movimento dos “coletes amarelos” iniciaram uma nova série de protestos em toda a França neste sábado (16/11), dia em que se comemora o primeiro aniversário das manifestações contra o governo do presidente Emmanuel Macron.

Apesar da queda na intensidade das manifestações semanais e também do número de participantes, os coletes amarelos querem que os protestos deste sábado – tradicional dia dos atos organizados pelo movimento – e deste domingo, quando se completa um ano do início das manifestações, sirvam como uma demonstração para o governo de que eles ainda são capazes de mobilizar a população.

As manifestações começaram no dia 17 de novembro de 2018, quando um protesto gigantesco reuniu quase 300 mil pessoas em Paris. Inicialmente voltadas contra um aumento dos preços dos combustíveis e do custo de vida no país, as manifestações logo se transformaram em um movimento mais amplo contra o presidente Emmanuel Macron e sua política de reformas econômicas.

(…)