Próximo Datafolha trará pergunta sobre voto útil

Foto: Reprodução
A nova pesquisa Datafolha para presidente da República será divulgada na noite de quinta-feira (22) e será realizada em três dias, entre terça e quinta. O instituto entrevistará presencialmente 6.754 pessoas com mais de 16 anos em 343 cidades de todos os estados brasileiros e tentará saber o voto útil do eleitor.
É a maior amostra feita pelo Datafolha desde o início da campanha. Na pesquisa da semana passada, foram entrevistados 5.926 eleitores em 300 cidades; na semana retrasada foram ouvidas 2.676 pessoas em 191 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.
Assim como o Ipec que será divulgado na noite desta segunda-feira (19), o Datafolha vai tentar saber o voto útil do eleitor. O PT tem apostado na possibilidade de ganhar as eleições já no primeiro turno, sugando os votos de Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB).
O Datafolha fará a seguinte pergunta: Você mudaria o seu voto para que o candidato que estiver à frente nas pesquisas vença a disputa no primeiro turno?
O instituto também vai tentar avaliar a disposição do eleitor em ir votar no dia da eleição, questionando se os eleitores estão com vontade de votar. “Você está com muita vontade pouca vontade ou nenhuma vontade de tentar eleger seu candidato ao votar no dia 2 de outubro?” e “Você tem certeza de que irá votar?”.
Além de perguntas sobre intenção de voto para presidente da República, a pesquisa quer medir o que pensa o brasileiro sobre o grau de rejeição dos candidatos e o de conhecimento do eleitor em relação a cada um deles; em quem pretende votar no segundo turno (neste caso, apenas com as opções de Lula e Bolsonaro); se ainda pode mudar o voto e para quem mudaria.
Será avaliado ainda qual o grau de aprovação do eleitor em relação ao governo Bolsonaro, e se o eleitor confia no atual presidente. Além de questionar se o Brasil ficaria melhor, igual ou pior se Lula fosse eleito, sendo a mesma pergunta feita sobre Bolsonaro.
O Datafolha também perguntará sobre corrupção no governo Bolsonaro: “Existe ou não corrupção no governo Bolsonaro?”. E se o entrevistado é favorável às privatizações.
A última pesquisa Datafolha, divulgada em 15 de setembro, permaneceu com o mesmo resultado das pesquisas de maio, junho e julho, agosto e as duas de setembro. Lula com 45% das intenções de voto, com distância de doze pontos percentuais em relação a Jair Bolsonaro, com 33%.