PSDB quer afastar PSB de Lula para apoiar Tabata em SP

A cúpula do PSDB está programando uma reunião nesta quarta-feira (24) para definir a estratégia do partido nas eleições municipais em São Paulo. Há uma intensa negociação interna para apoiar a pré-candidatura da deputada federal Tabata Amaral (PSB), com a condição de indicar o vice.
Entretanto, para que o acordo prospere, será necessário atender a duas condicionantes: Tabata deverá se comprometer a não apoiar o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) em um eventual segundo turno entre o parlamentar e o prefeito Ricardo Nunes (MDB). Além disso, é preciso um sinal, mesmo preliminar, de uma aliança entre PSDB e PSB em 2026, fora da coalização petista.
Tabata está ciente das contrapartidas do PSDB, mas afirmou a aliados que ainda não tomou uma decisão. Ambas as condições são defendidas pela ala do partido que busca recuperar o protagonismo no cenário político.
Conforme a Coluna do Estadão, os tucanos estão considerando lançar uma candidatura própria em São Paulo, com o apresentador José Luiz Datena como cabeça de chapa, ou apoiar Tabata. Nesse último cenário, Datena e o ex-deputado José Aníbal são vistos como possíveis nomes para a vice.