Apoie o DCM

PSDB quer afastar PSB de Lula para apoiar Tabata em SP

Deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP). Foto: Claudio Reyes/Estadão Conteúdo

A cúpula do PSDB está programando uma reunião nesta quarta-feira (24) para definir a estratégia do partido nas eleições municipais em São Paulo. Há uma intensa negociação interna para apoiar a pré-candidatura da deputada federal Tabata Amaral (PSB), com a condição de indicar o vice.

Entretanto, para que o acordo prospere, será necessário atender a duas condicionantes: Tabata deverá se comprometer a não apoiar o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) em um eventual segundo turno entre o parlamentar e o prefeito Ricardo Nunes (MDB). Além disso, é preciso um sinal, mesmo preliminar, de uma aliança entre PSDB e PSB em 2026, fora da coalização petista.

Tabata está ciente das contrapartidas do PSDB, mas afirmou a aliados que ainda não tomou uma decisão. Ambas as condições são defendidas pela ala do partido que busca recuperar o protagonismo no cenário político.

Conforme a Coluna do Estadão, os tucanos estão considerando lançar uma candidatura própria em São Paulo, com o apresentador José Luiz Datena como cabeça de chapa, ou apoiar Tabata. Nesse último cenário, Datena e o ex-deputado José Aníbal são vistos como possíveis nomes para a vice.

Chegamos no Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link