Apoie o DCM

PSOL encaminha federação com PCdoB e Rede e deixam PT e PSB como opção

PSOL vai abrir mão de candidatura própria em 2022
PSOL. Foto: Reprodução

Nesta sexta-feira (10), o PSOL aprovou uma resolução para criação de federação com o PCdoB e com a Rede Sustentabilidade de olho nas eleições de 2022.

O partido destaca que propostas de diálogo com outras agremiações de esquerda, que envolveriam PT e PSB, ainda vão ser apreciadas oportunamente pela Executiva Nacional da legenda. Com informações do Valor.

Uma federação partidária obriga os partidos lançarem chapas conjuntas em todos os Estados e atuarem unidos por quatro anos no Congresso. De acordo com os termos aprovados, a sigla justifica que a criação da federação é uma medida democrática diante das novas restrições da legislação eleitoral.

Leia também:

1; Doria provoca STF para impedir entrada de não vacinados em SP

2; Ministério da Economia também sofre ataque hacker

3; Boris Johnson sofre pressão e Partido Trabalhista cresce no Reino Unido

O que diz o PSOL?

A legenda ressalta que o mecanismo é importante para o enfrentamento da cláusula de barreira, “medida antidemocrática criada para asfixiar os partidos ideológicos com justificativa de combater ‘a pulverização’ do sistema partidário brasileiro”.

“Assim sendo, a Executiva Nacional do PSOL aprova a instauração de conversas formais com Rede Sustentabilidade e PCdoB, com vistas a avaliar a conveniência de uma federação entre um ou mais partidos de esquerda”, destaca a resolução.

No início da semana, o PSB deu mais um passo para formar uma federação com o PT e outras legendas, que incluem Psol, PCdoB, Rede e PV.

O Psol classifica como “descabida” uma eventual aliança entre Lula e Alckmin. O partido minimizou a possibilidade de formação da chapa liderada pelo petista tendo o tucano como vice. Ele vê uma desconfiança no ex-governador tucano. Há conversas avançadas entre o Psol e o PSB sobre a federação partidária.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.