PSOL quer convocar Salles para explicar ações de combate às queimadas no Pantanal

Publicado em 14 setembro, 2020 11:46 am
Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente.
Imagem: José Cruz/Agência Brasil

O PSOL divulgou, nesta segunda-feira (14), uma nota afirmando que vai convocar o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, para esclarecer as medidas tomadas pelo governo Bolsonaro para combater o desmatamento no Pantanal.

Leia na íntegra:

A grave situação das queimadas no Pantanal fez com que o PSOL apresentasse um requerimento de convocação do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. A bancada quer que Salles explique, em sessão virtual, as ações de proteção, fiscalização e combate aos incêndios na região pantaneira.

Dados do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade do Rio de Janeiro apontam que o fogo já atingiu cerca de 14,6% da área total, nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o pior cenário dos últimos anos. A prática das queimadas como método de manejo de pastagens é um dos maiores inimigos do Pantanal, aliado ao período de seca.

O PSOL questiona sobre as ações do governo federal junto aos estados, o efetivo, estrutura e recursos utilizados e a proteção dos povos e comunidades residentes na região pantaneira.

“À frente do Ministério, Salles precisa esclarecer a finalidade explícita de fragilizar a ação do Estado brasileiro na proteção ao meio ambiente e as consequências desta política diante das recorrentes crises ambientais no Brasil nos últimos anos”, ressalta a bancada no requerimento.

O requerimento foi protocolado na última sexta-feira, 11/09.

O jornalismo do DCM precisa de você para continuar marcando ponto na vida nacional. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de R$ 10, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado!