Apoie o DCM

PT apoia, por unanimidade, o candidato de Alcolumbre na eleição do Senado

Rodrigo Pacheco (DEM-MG) é candidato à presidência do Senado Foto: Agência Senado dezembro/2019

De Julia Lindner no Globo.

Por unanimidade, a bancada de senadores do PT anunciou nesta segunda-feira que vai apoiar a candidatura de Rodrigo Pacheco (DEM-MG) à presidência do Senado. A aliança foi costurada na semana passada e formalizada hoje. Apadrinhado pelo atual presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), Pacheco também conta com a simpatia do presidente Jair Bolsonaro, que ainda não expressou a preferência publicamente.

“O PT tem bastante claro que a aliança com partidos dos quais divergimos politicamente, ideologicamente e ao longo do processo histórico se dá exclusivamente em torno da eleição da Mesa Diretora do Senado Federal, não se estendendo a qualquer outro tipo de entendimento, muito menos às eleições presidenciais”, justificou a sigla em nota.

Apesar do apoio de Bolsonaro a Pacheco nos bastidores, a bancada do PT disse que apresentou as suas prioridades ao candidato do DEM com o intuito de “enfrentar a agenda de retrocessos pautada pelo governo de extrema-direita no campo dos direitos humanos e dos direitos constitucionais, e em defesa do estado democrático de direito e da soberania nacional”.

“O PT continuará lutando, dentro e fora do parlamento, pela soberania nacional, contra as privatizações de empresas estratégicas ao desenvolvimento, contra a agenda neoliberal que compromete o presente e o futuro do país, em defesa dos direitos dos trabalhadores, pelo impeachment de Jair Bolsonaro e pelo resgate dos direitos políticos e cidadãos do ex-presidente Lula”, alegou o partido.

No texto, o PT disse, ainda, que vai apoiar Pacheco “considerando a grave situação econômica, social e política do país; e, considerando a necessidade de reforçar a institucionalidade e a legalidade democráticas no âmbito do Estado brasileiro”.

(…)