Apoie o DCM

PT deixa Bolsonaro em segundo plano e foca em novo adversário

Lula sorrindo e apontando pra cima, sem olhar para a câmera, em pé, com bandeira do Brasil ao fundo
O presidente Lula (PT) – Divulgação/PR

O PT decidiu adotar como diretriz política deixar Jair Bolsonaro (PL) em segundo plano após sua condenação e mirar no futuro. A prioridade será a recuperação da popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), já sinalizada em pesquisas recentes. A avaliação é que o ex-chefe do governo deve perder espaço no cenário político, enquanto novas lideranças de direita ganham força. Com informações de Fábio Zanini para a Folha de S.Paulo.

Dentro dessa estratégia, o partido pretende destacar os avanços do governo, como o nível recorde de empregos e os programas sociais em andamento, especialmente a proposta de isenção do Imposto de Renda para trabalhadores. A ordem do petista é que ministros, parlamentares e dirigentes mantenham o foco em resultados concretos da gestão.

Paralelamente, Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, passou a ser considerado o principal adversário em potencial para as eleições de 2026. O vídeo divulgado pelo PT-SP com críticas ao político foi o primeiro movimento dessa ofensiva, e novas peças já estão em produção para ampliar o embate.