PT denuncia general Heleno a PGR e pede seu afastamento por crime de responsabilidade

DO PT NA CÂMARA
A Bancada do PT na Câmara protocolou hoje (3) representação na Procuradoria-Geral da República contra o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, na qual pede apuração e aplicação de sanções, como a perda do cargo, em razão de seus ataques ilícitos contra o Congresso Nacional.
Na ação, assinada pelo líder da Bancada na Câmara, Enio Verri (PR), a presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR) e os outros 51 deputados e deputadas do partido, as declarações proferidas dia 18 de fevereiro pelo general são qualificadas como “graves e estapafúrdias”.
(…)
O general-ministro afirmou que os congressistas estariam praticando chantagem contra o governo de extrema direita Jair Bolsonaro e, num trecho qualificado pela bancada como “repugnante e vil”, disse: “Nós não podemos aceitar esses caras chantagearem a gente o tempo todo. Foda-se”.
(…)
Na petição, os parlamentares petistas argumentam diante da gravidade das acusações do general Heleno é preciso apurar os fatos que apontam para “crime de responsabilidade”, o que enseja, no desdobramento das investigações da PGR, medida enérgica do Supremo Tribunal Federal no exercício do “papel de guardião da ordem constitucional, na preservação do espírito republicano insculpido na Carta Magna quanto à independência e harmonia entre os Poderes”.
(…)