PT denunciará Bolsonaro por racismo

Foto: Reprodução
O presidente Jair Bolsonaro será denunciado por racismo pelo PT. O deputado federal e secretário geral do partido, Paulo Teixeira, anunciou que, junto de Gleisi Hoffmann, irá representá-lo na Procuradoria-Geral da República (PGR).
O presidente Bolsonaro, ao dizer que “negros são pesados por arrouba” , comete crime de racismo. O PT através da presidenta @gleisi e eu iremos representá-lo na PGR.
— Paulo Teixeira (@pauloteixeira13) May 12, 2022
Nesta quinta (12), o presidente usou uma expressão racista ao falar com um apoiador no Palácio da Alvorada. “Conseguiram te levantar, pô? Tu pesa o quê, mais de sete arrobas, não é?”, questionou o presidente. Na conversa, o presidente ainda zombou do fato de já ter sido denunciado pelo mesmo motivo. “Sabia que já fui processada por isso? Chamei um cara de 8 arrobas”, afirmou.
Antes de se tornar presidente, Bolsonaro foi denunciado e condenado em primeira instância por ter dito que visitou uma comunidade quilombola e que “o afrodescendente mais leve lá pesava sete arrobas” e que “nem para procriador ele serve mais”.
A acusação foi rejeitada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2018. Por 3 votos a 2, a 1ª Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) rejeitou a acusação.