PT é o partido mais popular nas redes

Do JOTA:
O ano de 2019 talvez tenha sido o melhor e o pior ano da curta história do Partido Social Liberal (PSL). Seu candidato à Presidência, Jair Bolsonaro, tomou posse contando com uma bancada partidária na Câmara composta por nada menos que 52 parlamentares. Essa influência inevitavelmente extrapolou o mundo offline: nos meses iniciais do ano, o PSL também chegou a ser o partido com maior popularidade nas redes sociais.
A ascensão do PSL, no entanto, durou pouco. Após os primeiros conflitos entre ministros ligados ao Presidente da legenda, Luciano Bivar, e os filhos de Bolsonaro, o partido desidratou nas redes. Hoje, rivaliza apenas com o Partido Democrático Trabalhista (PDT) em popularidade digital.
Todas essas informações vêm do Índice de Popularidade Digital (IPD), iniciativa que nós, da Quaest, desenvolvemos ainda em 2018 para mensurar a influência nas mídias digitais de políticos e marcas privadas.
Com dados coletados do Twitter, Facebook e Instagram e posteriormente processados por um algoritmo de inteligência artificial, mensuramos a popularidade digital dos partidos políticos brasileiros desde janeiro de 2019 para investigar como as legendas projetam poder e influência nas redes sociais. O resultado é um painel que mostra nitidamente a ascensão e a queda do PSL; a hegemonia do PT no posto de partido mais popular no meio online; e o crescimento de novas legendas, como o NOVO.
(…)