Apoie o DCM

PT pede acesso a perfis desativados do Facebook acusados de disseminar fake news na eleição de 2018

Foto: Divulgação

A Coluna de Bela Megale no Globo informa que o deputado federal Rui Facão (PT-SP) apresentou um requerimento à CPI das Fake News para ter acesso a perfis do Facebook que foram desativamos durante as eleições de 2018 por disseminarem “desinformação”. Falcão pede que a CPI solicite à rede social o “relatório completo sobre as 196 páginas e 87 contas de usuários que foram suspensas de sua rede social em julho de 2018, por inciativa unilateral da empresa, com objetivo de auxiliar a investigação da divulgação de ‘Fakenews’ durante o processo eleitoral em 2018”.

De acordo com a publicação, em julho do ano passado, o Facebook informou em um comunicado que excluiu 196 páginas e 87 contas no Brasil que se articulavam por meio de perfis falsos para “espalhar desinformação”. Os nomes das páginas e dos usuários retirados não foram abertos pela empresa.

No pedido, o deputado destacou que após a suspensão das contas “apareceram inúmeras reclamações de usuários das páginas desativadas, que juntas tinham mais de meio milhão de seguidores”. Rui diz que o fato precisa ser investigado na CPI “por se tratar de exemplo claro de disseminação de notícias falsas em plataformas digitais”, completa o jornal.