Apoie o DCM

PT vê risco de confrontos em caravana de Lula que começa hoje

Da Folha:

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será recebido por protestos na manhã desta segunda-feira (19) na largada de sua caravana pela região Sul do país.

Associações ruralistas, a associação comercial local e lojistas organizam uma manifestação para o momento da chegada a Bagé, primeira das 12 cidades que o petista planeja visitar no estado do Rio Grande do Sul.

O município na fronteira com o Uruguai integra uma macrorregião marcada por concentração de propriedades agrícolas.

Organizadores do protesto ameaçam bloquear, com tratores, caminhoneiros e cavalarianos, o acesso de Lula à Unipampa (Fundação Universidade Federal do Pampa), onde o ex-presidente iniciará sua agenda no estado.

Presidente do Partido dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul, o deputado federal Pepe Vargas, relatou ao governo do estado a ameaça de barricada.

Pepe se reuniu com o secretário de Segurança, Cezar Schirmer (MDB), para mostrar cópias de mensagens e entrevistas de opositores.

“Não sabemos se é blefe. Mas, temos prints e gravações. Em caso de incidente, será fácil identificar os responsáveis”, diz o deputado.

No início do mês, a Câmara de Vereadores de Bagé aprovou moção de repúdio à visita de Lula.

Para Pepe, a hipótese de uso de barreira para impedir a chegada de Lula demonstra intolerância e falta de consciência democrática. (…)

Lula