Publicitário Roberto Duailibi, fundador da DPZ, morre aos 89 anos

O publicitário Roberto Duailibi, um dos fundadores da lendária agência DPZ, morreu na sexta-feira (18) aos 89 anos. Nascido em Campo Grande em 1935, Duailibi foi responsável por campanhas marcantes como o “Baixinho da Kaiser” e o “Garoto Bombril”, que se tornaram parte da cultura popular brasileira.
Junto com Francesc Petit e José Zaragoza, ele criou em 1968 o que se tornaria uma das mais influentes agências de publicidade do país. “A DPZ foi uma escola de talentos e criatividade, por onde passaram nomes como Washington Olivetto e Nizan Guanaes. Uma verdadeira era de ouro da propaganda brasileira”, destacou o publicitário Luiz Lara em homenagem no LinkedIn.
A agência fez história ao conquistar em 1975 o primeiro Leão de Ouro do Brasil no Festival Cannes Lions, com o filme “Homem com mais de 40 anos”.
Formado pela Escola de Propaganda de São Paulo (atual ESPM), Duailibi começou na Colgate-Palmolive nos anos 1950 antes de se tornar um dos pilares da publicidade nacional. Além da carreira criativa, dedicou-se ao ensino na ESPM e na ECA-USP, e à literatura, com obras como “Criatividade e Marketing”.