Apoie o DCM

Mais da metade do público de novela abandona TV Globo em 21 anos

O novo logo da Globo
O novo logo da Globo

Globo perdeu mais da metade de seu público de novelas de 2000 para cá, com base nos dados de audiência aferidos pela Kantar Ibope, segundo Cristina Padiglione no F5.

LEIA MAIS:

1 – Renda média do brasileiro é a menor desde 2012

2 – Alvaro Dias diz que nada desabonava Youssef na época em que recebeu dinheiro dele

3 – Essencial do DCM: Bolsonaro quer que a Bahia se afogue; Moro lança colunista da Folha para deputada

Novelas da Globo em queda

Esse levantamento aponta que, embora a emissora siga líder em audiência com folga no mercado nacional e na Grande São Paulo, os índices despencaram, assim como o share (participação da emissora entre o total de aparelhos ligados).

Perda da Globo, no entanto, não acrescentou audiência a qualquer outro canal de TV, ou não na esfera nacional e na Grande São Paulo. A Record abocanhou espaço em regiões como Goiânia, Salvador e Belém, mas o crescimento regional não compensa o público egresso da Globo.

O SBT também vem perdendo espaço na audiência da TV linear, sem conseguir chegar a dois dígitos de audiência em qualquer situação que não seja uma final de Copa Libertadores com dois clubes brasileiros.

A evasão de público encontra resposta no consumo de outras telas, com ênfase para o streaming, nicho que mais cresceu no bolo de sinais mensurados pela Kantar Ibope.

Com média de 21,2 pontos no PNT –Painel Nacional de TV, da Kantar Ibope–, “Um Lugar ao Sol” ainda tem 63 capítulos para ser fechada, mas seu saldo já aponta para a distância traçada até “Laços de Família” (de junho de 2000 a fevereiro de 2001), que somava 45,9 pontos no mesmo PNT.

“O Clone”, de outubro de 2001 a junho de 2002, deu até mais, chegando a 48 na média total, como “Mulheres Apaixonadas”, que fez 48,1 em 2003, lembra o instituto.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link