Pular 7 ondas, branco e fogos: entenda as tradições de Réveillon

Tradições de réveillon como comer lentilha ou soltar fogos têm origens históricas específicas. A lentilha, símbolo de prosperidade, é uma herança dos imigrantes italianos. O ditado popular resume: “Lenticchie a capod’anno, franchi tutto l’anno” (“lentilha no Ano Novo, dinheiro o ano todo”). Já os fogos de artifício surgiram na China há mais de dois mil anos, onde o barulho e a luz serviam para afastar espíritos malignos.
O costume de pular sete ondas vem da umbanda, onde o número sete simboliza as sete linhas da religião, sendo cada pulo um pedido a um orixá. Frutas como romã e castanhas também carregam significados: a romã, de origem grega, representa prosperidade e renovação; já as castanhas, trazidas por imigrantes árabes, simbolizam fartura e continuidade.
Vestir branco na virada se popularizou no Brasil a partir dos anos 1970, com cerimônias em homenagem a Iemanjá em Copacabana. O costume, inicialmente religioso, foi adotado pela cultura geral como símbolo de paz e renovação para o ano que se inicia.
