Apoie o DCM

Pumas mudam comportamento e atacam pinguins na Argentina; veja o motivo

Puma caçando pinguins no Parque Nacional de Monte León, na Argentina. Foto: Serota et al

Um estudo publicado nesta quarta-feira (17) no Proceedings of the Royal Society B revelou uma mudança inesperada no comportamento de pumas no Parque Nacional Monte León, na Argentina. Após décadas ausentes, os felinos voltaram a um ambiente modificado, onde uma colônia de pinguins-de-magalhães se estabeleceu. Os pesquisadores descobriram que os pumas passaram a incluir regularmente os pinguins em sua dieta.

“Pensávamos que eram apenas alguns indivíduos pontuais fazendo isso. Mas, quando investigamos a fundo, notamos que predação era muito mais frequente e disseminada”, afirmou o ecologista Mitchell Serota ao Live Science. Dos 14 pumas monitorados, nove se alimentavam de pinguins. Durante a época reprodutiva das aves, os felinos concentravam suas atividades perto da colônia, e seus territórios chegavam a dobrar de tamanho fora desse período.

A abundância de presas também alterou o comportamento social dos pumas, animais normalmente solitários. O estudo registrou 254 encontros entre os felinos que caçam pinguins. “Restaurar a vida selvagem nas paisagens transformadas de hoje não significa simplesmente retroceder os ecossistemas ao passado”, explicou Serota. Os pesquisadores agora avaliam como essa nova dieta impacta a pressão sobre outras presas, como o guanaco.