Putin ameaça Polônia em caso de ataque a Belarus: “Vamos responder”

Vladimir Putin afirmou que a Polônia tem ambições territoriais no seu país e disse que qualquer agressão contra Belarus, nação vizinha e aliada, será considerada um ataque à Rússia. O presidente russo ainda prometeu que vai reagir a qualquer ataque “com todos os meios à nossa disposição”.
“Os territórios no ocidente da Polônia foram um presente de Stalin. Os nossos amigos em Varsóvia [capital da Polônia] devem ter se esquecido disso. Vamos lembrá-los”, afirmou em reunião de seu Conselho de Segurança.
O Comitê de Segurança de Varsóvia decidiu mover unidades militares para o leste da Polônia após membros do grupo Wagner chegarem a Belarus. Nesta quarta (19), Yevgeny Prigozhin, chefe do grupo, deu as boas-vindas a seus combatentes no país e disse a eles que não vai mais participar da guerra na Ucrânia.
Prigozhin ordenou que os soldados reunissem forças para operações de Wagner na África enquanto treinam o Exército bielorusso. Na quinta (20), Belarus disse que os mercenários do grupo começaram a treinar forças especiais do país em um alcance militar a alguns quilômetros da fronteira com a Polônia.
Putin disse que há relatos na imprensa de planos para uma unidade polaco-lituana para atuar em operações no oeste da Ucrânia, parte do território que pertencia à Polônia.
“No que diz respeito a Belarus, ela faz parte da União de Estado; desencadear uma agressão contra Belarus significará agressão contra a Federação Russa. Vamos responder a isso com todos os meios à nossa disposição”, afirmou.
Putin, da mesma forma que disse que a Ucrânia era um "erro de Lenin" e que aquele país "só existe por causa da União Soviética", disse hoje que o mesmo acontece c/alguns dos países Bálticos e até mesmo c/a Polônia.
Neste trecho ele diz p/os poloneses não se esquecerem de que os… pic.twitter.com/cFvQKH6CuR
— Hoje no Mundo Militar (@hoje_no) July 21, 2023