Apoie o DCM

Putin culpa Ucrânia por queda de avião

O presidente russo Vladimir Putin atribuiu à Ucrânia a culpa pela queda do voo MH17 da Malaysia Airlines no leste da Ucrânia, com 295 pessoas a bordo.

“O país em cujo espaço aéreo ocorreu a queda é o responsável. A tragédia não teria ocorrido se as ações militares não tivessem sido retomadas na região”, disse Putin à agência russa Interfax.

O Exército ucraniano e grupos separatistas pró-Rússia estão em conflito nessa mesma área há meses, desde que o então presidente ucraniano Viktor Yanukovitch foi deposto pelo Parlamento após abrir mão de um acordo com a União Europeia para estreitar seus laços com Moscou.

Desde a queda do avião da Malaysia Airlines, nesta quinta-feira, ambos os lados do conflito vêm trocando acusações sobre a responsabilidade pela tragédia, diante de suspeitas – não confirmadas oficialmente até a publicação desta reportagem – de que ele teria sido abatido.

O presidente ucraniano Petro Poroshenko disse que a queda do avião era um “ato de terrorismo”. Segundo a agência Associated Press, Anton Herashchenko, conselheiro do Ministério do Interior, teria dito que a aeronave havia sido atingida por um míssil a uma altitude de 10 mil metros. A declaração não pôde ser confirmada por fontes independentes.

Saiba Mais: bbc