Apoie o DCM

Putin adverte EUA sobre riscos de conflito com Ucrânia

Vladimir Putin
O presidente da Rússia, Vladimir Putin.
Foto: Reuters

O presidente russo, Vladimir Putin, está acumulando forças perto da Ucrânia, enquanto se prepara para negociações de segurança com os EUA. A Rússia está pressionando o país vizinho, com um desdobramento que pode se transformar em uma invasão rápida ou uma ameaça de longo prazo.

Putin afirmou, em entrevista a jornalistas, que os EUA têm mísseis “à porta da Rússia” e que o “Ocidente tem vantagens bélicas” em relação à Ucrânia.

LEIA MAIS:

1 – Evangélicos criticam Bolsonaro por ter dançado funk machista em lancha
2 – VÍDEO – Thelma Assis defende Ícaro contra Leifert: “Se fosse ator branco, teria esse cancelamento?”
3 – Regina Duarte é criticada após ser esquecida pela Globo e por ficar contra vacinação infantil

Citando “mais movimentos de tropas na fronteira”, a ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, disse a repórteres que sua “preocupação é grande” e pediu um diálogo na quarta-feira. A Rússia agora tem 122.000 soldados a menos de 200 quilômetros da fronteira. A informação é do Conselho de Segurança e Defesa da Ucrânia.

Imagens de satélite mostram que tanques, artilharia e sistemas de defesa aérea têm sido transferidos para regiões de fronteira perto da Ucrânia desde novembro, de acordo com a empresa de inteligência Janes. Embora as imagens pareçam mostrar um número limitado de tropas no solo, a Rússia seria capaz de reforçá-los de forma rápida e velada com grandes implantações usando trens ou aeronaves, segundo a agência.

Os EUA e seus aliados europeus alertaram a Rússia sobre as consequências massivas se atacar a vizinha Ucrânia, enquanto lutam para decifrar as intenções de Vladimir Putin. O Kremlin nega ter planos de invasão.

Com informações da Bloomberg.

Biden se encontra com Putin e ameaça sanção contra a Rússia

Joe Biden amaçou a Rússia com novas sanções econômicas caso o Kremlin inicie a invasão na Ucrânia. O aviso foi feito pelos EUA a Vladimir Putin, durante uma videoconferência com duração de duas horas..

“O presidente Biden expressou a profunda preocupação dos EUA e de nossos aliados europeus acerca do aumento de forças da Rússia em torno da Ucrânia. E deixou claro que vai responder com fortes medidas econômicas em caso de uma escalada militar”​, disse a Casa Branca.

A ação é previsível, pois o americano vinha telegrafando suas ligações. Primeiro, o vazamento à imprensa acerca de uma escalada militar russa perto das fronteiras ucranianas. Logo depois, confirmações em sequência de que o perigo era real e quase imediato. Por fim, o próprio Biden dizendo que deveria preparar retaliações.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link. 

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.