Putin se desculpa com Israel após fala de Lavrov em relação a Hitler ter “origem judaica”

O presidente Vladimir Putin, da Rússia, pediu desculpas para o primeiro-ministro de Israel, Naftali Bennett, nesta quinta-feira (05), por uma declaração do ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov. O chanceler havia dito que o ex-ditador alemão Adolf Hitler tinha origens judaicas, o que provocou ira do governo israelense.
“O primeiro-ministro aceitou as desculpas do presidente Putin pelos comentários de Lavrov e agradeceu por esclarecer sua posição sobre o povo judeu e a memória do Holocausto”, afirmou Israel em um comunicado.
Antes do pedido de desculpas, o governo israelense chegou a convocar o embaixador da Rússia no país, Anatoly Viktorov, a prestar esclarecimentos sobre a declaração do chanceler. A frase de Sergei Lavrov que causou a crise foi a seguinte: “Que o presidente Zelensky seja judeu não significa nada. Para mim, Hitler também tinha origens judaicas”. Ele havia dito isso em entrevista ao canal italiano Rete 4, quando questionado se não seria incoerente acusar a Ucrânia de promover o neonazismo sendo que o presidente Zelensky é judeu.