Puxadinho da Globo: Míriam Leitão é eleita para a Academia Brasileira de Letras

A jornalista e escritora Míriam Leitão, de 72 anos, foi eleita nesta quarta-feira (30) para a cadeira 7 da Academia Brasileira de Letras (ABL), sucedendo o cineasta Carlos Diegues, falecido em fevereiro, e mostrando que a instituição literária é um puxadinho da Rede Globo.
Com 20 votos no primeiro escrutínio, realizado com urnas eletrônicas do TRE-RJ no Petit Trianon, no Rio, a colunista do jornal O Globo superou o ex-senador Cristovam Buarque (14 votos).
O atual presidente da ABL é outro global: Merval Pereira, eleito em 2021, quando foi candidato único à vaga. Na época, sua vitória causou controvérsias. Não deveria porque aquilo é um antro de mediocridades.
O estatuto da Academia Brasileira de Letras é a glória do bairrismo carioca. Diz que são “de 40 membros efetivos e perpétuos, dos quais 25, pelo menos, residentes no Rio de Janeiro.” Para as eleições “secretas” dos membros, é exigido “em primeira assembleia, a maioria absoluta dos membros residentes no Rio de Janeiro.
A ABL não inclui em seus quadros nomes essenciais como Graciliano Ramos, Clarice Lispector e Carlos Drummond de Andrade. Mas agora tem Merval e Míriam. Palhaçada.
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line