Apoie o DCM

Quadro do século 17 roubado por nazistas reaparece misteriosamente na Argentina

A obra Retrato de Dama, do pintor italiano Giuseppe Vittore Ghislandi, foi roubada por nazistas e reapareceu na Argentina, em um anúncio de um imóvel à venda. Foto: Reprodução

Uma pintura do século 17 saqueada pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial reapareceu na Argentina após décadas desaparecida. O quadro “Retrato de Dama”, do italiano Giuseppe Vittore Ghislandi, estava pendurado na sala de uma das filhas de Friedrich Kadgien, oficial próximo a Hermann Göring.

A obra pertencia ao comerciante judeu Jacques Goudstikker, dono de uma famosa galeria em Amsterdã, que morreu em 1940 fugindo do regime de Hitler. A descoberta aconteceu depois que fotos internas de uma mansão à venda em Mar del Plata foram publicadas em um anúncio de venda e revelaram a pintura. A polícia argentina realizou buscas na residência, apreendendo armas e gravuras.

A Agência do Patrimônio Cultural da Holanda identificou que as dimensões do quadro correspondem aos registros de peças saqueadas e destacou que não há indícios de que seja uma cópia. Os herdeiros de Goudstikker já anunciaram que vão reivindicar a restituição do quadro, como fizeram em 2006, quando conseguiram recuperar 202 obras da coleção roubada.

Durante o governo de Juan Perón, figuras ligadas ao regime de Hitler entraram no país levando consigo bens saqueados de famílias judaicas, incluindo obras de arte e valores em ouro. A busca pela restituição dessas peças continua até hoje, em meio a disputas judiciais e novas descobertas.