Apoie o DCM

Qual é a novela de maior audiência da Globo no século 21

Maria do Carmo (Susana Vieira), Isabel ou Lindalva (Carolina Dieckmann), e Nazaré Tedesco (Renata Sorrah), protagonistas de “Senhora do Destino”. Foto: reprodução

Entre tantos sucessos das novelas das 21h, como Avenida Brasil, O Clone e Celebridade, nenhuma superou os números alcançados por Senhora do Destino. Escrita por Aguinaldo Silva e exibida entre 2004 e 2005, a trama atingiu média geral de 50,3 pontos no Ibope, sendo a maior audiência de uma novela da Globo neste século.

Livremente inspirada no caso real do menino Pedrinho, o enredo gira em torno de Maria do Carmo, uma mulher nordestina que tem sua filha recém-nascida sequestrada e passa décadas tentando reencontrá-la. A antagonista Nazaré Tedesco, interpretada por Renata Sorrah, tornou-se uma das vilãs mais memoráveis da teledramaturgia, com bordões icônicos como “Felomenal” e “Anta nordestina”.

Além do enredo emocionante e de personagens marcantes, o sucesso também se deve ao elenco de peso, que contou com nomes como Susana Vieira, José Wilker, Glória Menezes, Carolina Dieckmann, José Mayer e Raul Cortez. O penúltimo capítulo da novela atingiu um pico histórico de 65 pontos, consolidando sua posição de liderança na audiência.

Embora outras novelas também tenham alcançado índices expressivos, como América (49,2) e Belíssima (48,4), nenhuma superou Senhora do Destino até hoje. Ainda assim, a produção está atrás de Roque Santeiro (1985), que detém o recorde absoluto com 74 pontos de média geral.

Relembre a abertura da campeã de audiência: