Quanto Falta o Ar leva o prêmio de melhor documentário no festival É Tudo Verdade

O documentário “Quando Falta o Ar”, produzido pelas irmãs Anna e Helena Petta, foi vencedor da 27° edição do festival É Tudo Verdade. O anúncio foi feito no domingo (10), que contou com a entrega de troféus e certificados aos premiados.
Quando “Falta o Ar” é um filme que tem como tema central a pandemia de Covid-19. Assim como outras produções do festival, ele também é um filme chocante, que busca trazer a indignação e o desamparo do povo brasileiro em meio à crise pandêmica.
O filme, apesar de falar sobre a realidade dura dos brasileiros, também tenta trazer um pouco de esperança. Como, por exemplo, o trabalho das profissionais do SUS Andreia Beatriz, Rafaela Pacheco, Ho Yeh Li e Eli Hywyxy, que são médicas de família e tiveram que buscar estratégias para atuar durante a pandemia.
Evento foi realizado no formato híbrido
Além do filme, o curta brasileiro “Cantos de um livro sagrado”, de Cesar Gananian e Cassiana der Harountiounian, que trata sobre a Revolução de Veludo na Armênia em 2018, além do “Como se mede um ano?”, do estadunidense Jay Rosenblatt, foram os premiados na categoria.
O evento exibiu gratuitamente 78 obras de 34 países em formato híbrido, com sessões online em salas do Rio de Janeiro e de São Paulo.