Apoie o DCM

Quantas xícaras de café você deve tomar por dia, segundo especialistas

Imagem ilustrativa. Foto: Divulgação

Um estudo divulgado na BMJ Mental Health analisou a relação entre consumo moderado de café e o envelhecimento celular em pessoas com transtornos mentais graves. Segundo os autores, ingerir “3 a 4 xícaras por dia” foi associado a telômeros mais longos, estruturas que indicam desgaste biológico.

Essa diferença equivale a cerca de “5 anos biológicos” a menos em comparação com quem não consome café. O efeito não apareceu acima dessa quantidade, que coincide com o limite diário recomendado por agências como o NHS e a FDA.

A pesquisa envolveu 436 adultos do estudo norueguês TOP, entre 2007 e 2018. Desse grupo, 259 tinham esquizofrenia e 177 apresentavam transtornos afetivos, como bipolaridade e depressão maior com psicose. Eles foram divididos de acordo com a quantidade diária ingerida: nenhum consumo, 1 a 2 xícaras, 3 a 4 xícaras e 5 ou mais.

A análise mostrou que quem bebia 5 xícaras ou mais tendia a ser mais velho e, no caso da esquizofrenia, o consumo era maior do que entre participantes com transtornos afetivos. O tabagismo influenciou os resultados, já que “77%” dos voluntários fumavam havia cerca de nove anos, acelerando o metabolismo da cafeína.