Apoie o DCM

Quase 117 milhões de brasileiros não se alimentam como deveriam, diz pesquisa

Quase 117 milhões de brasileiros não se alimentam como deveriam, diz pesquisa. Foto: Divulgação

Do Poder360.

Pesquisa realizada pela Rede Penssan (Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional) mostra que quase 116,8 milhões de brasileiros não se alimentam como deveriam, com qualidade e em quantidade suficiente.

LEIA – Por que o Brasil, grande produtor de comida no mundo, caminha para entrar no Mapa da Fome?

Desses, 43,4 milhões (20,5% da população) não contavam com alimentos em quantidade suficiente e 19,1 milhões (9% da população) estavam passando fome.

LEIA MAIS – Prostitutas têm aceitado trabalhar por R$ 5 ou R$ 10 para não morrer de fome na pandemia

estudo também identificou a estratificação da fome: mulheres da periferia, chefes de família, negras e com baixo nível de escolaridade. A pesquisa mostra que a pandemia acelerou um processo que o país já estava enfrentando desde 2015.

Os dados são do Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, desenvolvido pela Rede Penssan, como parte do projeto VigiSAN. O inquérito foi realizado em 2.180 domicílios nas 5 regiões do país, em áreas urbanas e rurais, de 5 a 24 de dezembro de 2020.

Segundo a pesquisa, a insegurança alimentar cresceu em todo país em 2020, mas as desigualdades regionais seguem acentuadas. As regiões Nordeste e Norte são as mais afetadas pela fome.

(…)