Queiroga afirma que está de “saco cheio” das críticas por Covid

(Foto: Jefferson Rudy / Agência Senado)
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse estar de “saco cheio” de receber críticas por conta da situação da pandemia no país. Ele se exaltou durante reunião fechada com a Comissão de Seguridade e Família da Câmara dos Deputados nesta quarta (18), segundo a coluna Painel da Folha.
Após uma pergunta da deputada Jandira Feghali, que questionou o prazo de trinta dias para o fim da emergência de saúde pública da pandemia, ele se irritou. “Esses que estão na televisão nunca publicaram nada sobre Covid. Só têm publicação na GloboNews e na CNN”, afirmou, cobrando publicações de revistas científicas.
“Lugar que eles têm que publicar é nas revistas científicas. Traga as publicações que eles fizeram, cabem dentro de meu bolso”, prosseguiu, irritado.
O prazo determinado pelo ministro é contestado por entidades como o Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), que pedem um período de transição maior. Queiroga alegou que as duas organizações não agem tecnicamente e que a decisão sobre o fim da emergência sanitária é prerrogativa sua. “Tem questões que a gente dialoga, outras não”, disse o ministro, elevando o tom de voz.
Em resposta, a deputada usou o mesmo tom e disse que o ministro não estava sendo “elegante”. “Parece que a negação da ciência está no seu ministério”, afirmou.
O ministro então disse à parlamentar para convocá-lo a dar explicações sobre o tema. “Se quiser, me convoca. Já fui duas vezes naquela CPI do circo”, disse, citando a CPI da Covid.